só para os nerds

UMA VELA PARA DARIO, de Dalton Trevisan

            Dario vem apressado, guarda-chuva no braço esquerdo. Assim que dobra a esquina, diminui o passo até parar, encosta-se a uma parede. Por ela escorrega, senta-se na calçada, ainda úmida de chuva. Descansa na pedra o cachimbo.
            Dois ou três passantes à sua volta indagam se não está bem. Dario abre a boca, move os lábios, não se ouve resposta. O senhor gordo, de branco, diz que deve sofrer de ataque.
            Ele reclina-se mais um pouco, estendido na calçada, e o cachimbo apagou. O rapaz de bigode pede aos outros se afastem e o deixem respirar. Abre-lhe o paletó, o colarinho, a gravata e a cinta. Quando lhe tiram os sapatos, Dario rouqueja feio, bolhas de espuma surgem no canto da boca.
            Cada pessoa que chega ergue-se na ponta dos pés, não o pode ver. Os moradores da rua conversam de uma porta a outra, as crianças de pijama acodem à janela. O senhor gordo repete que Dario sentou-se na calçada, soprando a fumaça do cachimbo, encostava o guarda-chuva na parede. Mas não se vê guarda-chuva ou cachimbo ao seu lado.
            A velhinha de cabeça grisalha grita que ele está morrendo. Um grupo o arrasta para o táxi da esquina. Já no carro a metade do corpo, protesta o motorista: quem pagará a corrida? Concordam chamar a ambulância. Dario conduzido de volta e recostado à parede – não tem os sapatos nem o alfinete de pérola na gravata.
            Alguém informa da farmácia na outra rua. Não carregam Dario além da esquina; a farmácia no fim do quarteirão e, além do mais, muito peso. É largado na porta de uma peixaria. Enxame de moscas lhe cobrem o rosto, sem que faça um gesto para espantá-las.
            Ocupado o café próximo pelas pessoas que apreciam o incidente e, agora, comendo e bebendo, gozam as delícias da noite. Dario em sossego e torto no degrau da peixaria, sem o relógio de pulso.
            Um terceiro sugere lhe examinem os papéis, retirados – com vários objetos – de seus bolsos e alinhados sobre a camisa branca. Ficam sabendo do nome, idade, sinal de nascença. O endereço na carteira é de outra cidade.
            Registra-se correria de uns duzentos curiosos que, a essa hora, ocupam toda a rua e as calçadas: é a polícia. O carro negro investe a multidão. Várias pessoas tropeçam no corpo de Dario, pisoteado dezessete vezes.
            O guarda aproxima-se do cadáver, não pode identificá-lo – os bolsos vazios. Resta na mão esquerda a aliança de ouro, que ele próprio – quando vivo – só destacava molhando no sabonete. A polícia decide chamar o rabecão.
            A última boca repete – Ele morreu, ele morreu. A gente começa a se dispersar. Dario levou duas horas para morrer, ninguém acreditava estivesse no fim. Agora, aos que alcançam vê-lo, todo o ar de um defunto.
            Um senhor piedoso dobra o paletó de Dario para lhe apoiar a cabeça. Cruza as mãos no peito. Não consegue fechar olho nem boca, onde a espuma sumiu. Apenas um homem morto e a multidão se espalha, as mesas do café ficam vazias. Na janela alguns moradores com almofadas para descansar os cotovelos.
            Um menino de cor e descalço vem com uma vela, que acende ao lado do cadáver. Parece morto há muitos anos, quase o retrato de um morto desbotado pela chuva.
            Fecham-se uma a uma as janelas. Três horas depois, lá está Dario à espera do rabecão. A cabeça agora na pedra, sem o paletó. E o dedo sem a aliança. O toco de vela apaga-se às primeiras gotas da chuva, que volta a cair.
 
1. Considerando o conto “Uma vela para Dario”, de Dalton Trevisan, assinale a alternativa incorreta.
a) A narrativa está escrita no tempo presente do modo indicativo.
b) Havia chovido instantes antes de Dario sentar-se na calçada.
c) Mesmo sem ter a necessidade de identificá-lo entre os outros personagens, o narrador deu um nome ao protagonista para individualizá-lo e, assim, valorizar a sua existência.
d) Não há unidade de tempo, pois o narrador não salta de um período a outro, a passagem de tempo é contínua.
e) Na última imagem proposta pelo texto, Dario está morto, só, no escuro e sob a chuva.
f) No décimo primeiro parágrafo, temos um exemplo de discurso direto.
g) No nono parágrafo o narrador apenas sugere a morte de Dario, mas no décimo parágrafo dá como certa a sua morte.
h) No penúltimo parágrafo o narrador reproduz a convicção popular de que os bons sentimentos estão com as pessoas mais simples.
i) O foco narrativo é de terceira pessoa.
j) Os curiosos roubam quase todos os objetos que se encontram com Dario, até mesmo o paletó que um senhor havia dobrado para apoiar a cabeça do protagonista.
k) O “senhor gordo, de branco”, quando diz que o personagem protagonista “deve sofrer de ataque” quer dizer que o homem caído deve sofrer com problemas no coração.
l) O tempo cronológico da história é de aproximadamente cinco horas, entre as 19 horas e meia-noite.
m) O termo rabecão significa automóvel funerário, carro usado para transporte de cadáveres.
n) O texto sugere certa indiferença ao sofrimento e à morte de Dario, entretanto essa indiferença chega a ser grosseira no primeiro período do sétimo parágrafo.
o) O título do conto justifica-se pelo fato de uma vela ter sido tudo que Dario recebeu depois de morto.
p) Trata-se de um narrador observador.